-
Arquitetos: MMBB Arquitetos, TAA - Taller de Arquitectos Associados
- Área: 4540 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A grande maioria das construções edilícias nas cidades resulta da iniciativa privada. Nesse sentido, trabalhar para o mercado imobiliário é uma das maneiras mais efetivas de se contribuir para a construção de uma urbanidade mais generosa. A partir de um convite da imobiliária Surmont, o projeto é uma colaboração do MMBB com o TAA, de Santiago do Chile, onde a obra se localiza. Situado no bairro de Providência, o projeto se resolve como um edifício compacto, com um mínimo de circulação condominial, circunscrita entre quatro apartamentos por andar.
Sua volumetria cúbica foi determinada pelos ângulos máximos que a altura do edifício pode estabelecer com as divisas e com o eixo da rua previstos pela regulação urbana local, a qual confere ao bairro (predominantemente residencial) uma ambiência tranquila, de edifícios mais apegados ao chão. A massa edificada resultante, cujo peso é acentuado pelo uso do concreto aparente, é contrabalançada por uma fina laje de cobertura, pelos elementos marcadamente horizontais e delicados da fachada e pelo recuo do primeiro andar. Tudo isso sobre um térreo feito de espaços envidraçados e transparentes, abertos à cidade, como uma extensão do espaço público.
Os apartamentos foram propostos em configurações que valorizam os espaços abertos e integrados, prevendo-se, no entanto, a necessária flexibilidade para se adaptarem às demandas de cada morador, com a solução de arranjos alternativos - como, por exemplo, com mais quartos - e a proposição de lajes protendidas sem vigas.